quarta-feira, 9 de junho de 2010

FOMENTO AS LIDERANÇAS

No setor de fomação de líderes o COP colaborou com o governo Vargas organizando, sediando e orientando nove sindicatos, legalizados pelo Estado ainda em 1932. Dois anos depois, coordenou a fundação da União Sindical dos Empregados de Pelotas, que reunia os sindicados ligados ao COP e visava conter a Frente Sindicalista de Pelotas, de orientação socialista. Posteriormente, os comunistas infiltraram-se na União Sindical, separaram-na do COP que, todavia, recuperou a orientação até acontecer o esvaziamento dessas organizações promovido pelo Estado.
Essa oposição entre o Circulismo e os comunistas acompanha a história da entidade que, no processo de redemocratização do país no após-Guerra e no período pré-Golpe Militar de 1964, fez acirrada campanha anticomunista, editando e distribuindo folhetos, promovendo palestras e atos de repúdio, especialmente a Luis Carlos Prestes.
Nos anos 60 Pe. Elio Stein, assistente religioso, assumiu a função com a missão primordial de promover cursos de lideranças, as chamadas ELO - Escolas de Lideranças Operárias, que existiriam até 1972. Essa escola buscava renovar os quadros de circulismo e preencher vagas nos quadros sindicais. A iniciativa deu alguns resultados, mas foi interrompida pelos custos e pelo panorama da época.